0

Your Bag

Cart empty

 

Nuno Gama (Azeitão, 22 de Abril de 1966) é um estilista português. É considerado o estilista que mais transparece a sua nacionalidade e cultura através das suas criações. Radicado no Porto desde a infância, Nuno Gama frequentou o curso de moda da escola Citex desta cidade.

Imediatamente após a conclusão dos estudos, em 1991, inaugurou a sua própria marca, Nuno Gama Têxtil, Lda., e apresentou a primeira colecção no certame Moda Lisboa. Colaborou com algumas empresas têxteis do Norte de Portugal, em áreas tão diversas como tecidos, peles, calçado, confecção de senhora, homem e criança. Em 1993, ganhou o concurso para criação das fardas dos funcionários dos museus portugueses e, em 1997, para a Portugal Telecom.

Para além das nacionais Portugal Fashion e Moda Lisboa, participou em feiras internacionais como o Nouvel Espace, em Paris, e o Gaudí, em Barcelona, começando a vender para todo o mundo. Em 1996 abriu a primeira de uma cadeia de nove lojas em Portugal, situadas em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Vilamoura.

Nuno Gama, que se inspira bastante na cultura e tradição portuguesa para criar as suas roupas, tem a sua marca comercializada em quase toda a Europa, assim como nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Arábia Saudita, Taiwan e Hong Kong. É também responsável pela imagem de diversos artistas portugueses, como é o caso dos elementos do grupo Delfins e de apresentadores de diversos programas de televisão, tendo, também, criado o guarda-roupa de algumas séries televisivas e de espectáculos da Companhia Nacional de Bailado.

Em Outubro de 1998, o ateliê de Nuno Gama, situado na Rua do Almada, em plena Baixa do Porto, sofreu um violento incêndio que destruiu quase todas as colecções criadas em oito anos de actividades e levou ao encerramento da sua cadeia de lojas. No meio da tragédia apenas se salvou uma colecção, que estava no Mercado Ferreira Borges, no Porto, destinada a ser exibida durante o Portugal Fashion.

Para além de peças de vestuário, o estilista já lançou linhas de calçado, de malas e carteiras e de artigos de viagem, assim como uma linha de sportswear destinada aos mais jovens, à qual deu o nome de "Nuno por Nuno Gama". Actualmente, Nuno Gama aposta também na joalharia. Em Agosto de 2008, Nuno Gama lança o seu site e loja online em www.nunogama.pt